WhatsApp: (19) 99940-0409

Principais variedades de Cafés Especiais

01, setembro 2021
CATEGORIA: ,
Principais variedades de Cafés Especiais

Principais variedades de Cafés Especiais. Antes de tudo, o café da espécie arábica é originária das regiões de altitude elevada da Etiópia. Além disso, é uma espécie com 44 cromossomos, autofértil e apresenta polinização cruzada. Assim, responde por 60% do café comercializado em todo o mundo. Apresenta melhor qualidade de bebida.

Vamos falar sobre as variedades?

A primeira variedade de café plantada no Brasil, em 1727, foi o café Nacional, Crioulo ou Comum. Que nada mais era do que a variedade Typica. A partir de 1864, foi introduzido no Brasil o café Bourbon Vermelho, trazido das ilhas de Reunião (antiga ilha de Bourbon), situada no oceano Índico e pertencente à França.

Logo após, em 1870, surgiu na Bahia o café Maragogipe, originário do Typica, destacando-se pelo maior tamanho dos frutos. Porém, com baixa produtividade.

Aliás, o Bourbon Amarelo foi resultado do cruzamento entre o Bourbon Vermelho com o Amarelo de Botucatu. Dessa maneira, sendo selecionado a partir do ano de 1945.

Posteriormente, os Catucaí são resultado do cruzamento do Catuaí com o Icatú. Assim, apresentam bom vigor, porte baixo e boa produtividade.

Ainda assim, a partir de 1930 apareceu o café Caturra, resultado de mutação do Bourbon Vermelho. Sendo encontrado na Serra do Caparaó. O Caturra apresentava porte baixo, com boa produtividade nos primeiros anos, porém com baixo vigor.

Em 1943, teve a seleção de Mundo Novo, cruzamento do Bourbon Vermelho e Sumatra (Ilha de Sumatra) da Indonésia. Aliás, ele surgiu no município de Mundo Novo, hoje Urupês – SP.

Prosseguindo, em 1949, surgiu o Catuaí, que é o cruzamento do Mundo Novo com o Caturra. Sendo assim, tem como principal característica o porte baixo que facilita a colheita e a alta capacidade produtiva.

Fazenda Pessegueiro

Hoje, a Fazenda Pessegueiro possui uma coleção de variedades. Ela é composta por: Laurina (café de baixa cafeína); Kona (segunda maior cidade da ilha do Havaí); Geisha (Originário da floresta de Gesha, Etiópia); Kenya (Bebida exótica do Kenia, África); IBC12 (UVA); Paraíso; Palma; IPR 105; Arara (Sarchimor+Catuaí); Asa Branca (Sarchimor + Catuaí vermelho); Seriema (Espécie Racemosa resistente a bicho mineiro); SH3; Sabiá; Guará e Azulão.

Prêmio “The Hidden Treasure”

Antes de tudo, com muito orgulho, a Fazenda Pessegueiro é a única fazenda brasileira que recebeu o prêmio Award for Coffee Excellence, na categoria “The Hidden Treasure”. Aliás, o mesmo foi entregue pela SCAE – Associação Europeia de Cafés Especiais.

Veja também

Beber café pode diminuir risco de câncer
08, outubro 2019

Beber café pode diminuir risco de câncer

Beber café pode diminuir risco de câncer. Segundo o site Tua Saúde, o consumo de café pode diminuir o risco de desenvolver câncer em diferentes partes […]

Leia mais
Receita de Brigadeiro de Café
17, março 2021

Receita de Brigadeiro de Café

Receita de Brigadeiro de Café. Que o brigadeiro é amado pelos brasileiros, nós já sabemos. Mas antes de tudo, você sabe a origem desse doce delicioso? […]

Leia mais
“Coffee Festival” chega ao Brasil em 2020
22, janeiro 2020

“Coffee Festival” chega ao Brasil em 2020

“Coffee Festival” chega ao Brasil em 2020 e anuncia a primeira cidade. Principal festival mundial já está presente em Londres, Milão, Amsterdã, Nova York, Los Angeles […]

Leia mais

Acompanhe nossas promoções e novidades. Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a saber!