Café Fazenda Pessegueiro

Principais variedades de Cafés Especiais

01, setembro 2021
CATEGORIA: ,
Principais variedades de Cafés Especiais

Principais variedades de Cafés Especiais. Antes de tudo, o café da espécie arábica é originária das regiões de altitude elevada da Etiópia. Além disso, é uma espécie com 44 cromossomos, autofértil e apresenta polinização cruzada. Assim, responde por 60% do café comercializado em todo o mundo. Apresenta melhor qualidade de bebida.

Vamos falar sobre as variedades?

A primeira variedade de café plantada no Brasil, em 1727, foi o café Nacional, Crioulo ou Comum. Que nada mais era do que a variedade Typica. A partir de 1864, foi introduzido no Brasil o café Bourbon Vermelho, trazido das ilhas de Reunião (antiga ilha de Bourbon), situada no oceano Índico e pertencente à França.

Logo após, em 1870, surgiu na Bahia o café Maragogipe, originário do Typica, destacando-se pelo maior tamanho dos frutos. Porém, com baixa produtividade.

Aliás, o Bourbon Amarelo foi resultado do cruzamento entre o Bourbon Vermelho com o Amarelo de Botucatu. Dessa maneira, sendo selecionado a partir do ano de 1945.

Posteriormente, os Catucaí são resultado do cruzamento do Catuaí com o Icatú. Assim, apresentam bom vigor, porte baixo e boa produtividade.

Ainda assim, a partir de 1930 apareceu o café Caturra, resultado de mutação do Bourbon Vermelho. Sendo encontrado na Serra do Caparaó. O Caturra apresentava porte baixo, com boa produtividade nos primeiros anos, porém com baixo vigor.

Em 1943, teve a seleção de Mundo Novo, cruzamento do Bourbon Vermelho e Sumatra (Ilha de Sumatra) da Indonésia. Aliás, ele surgiu no município de Mundo Novo, hoje Urupês – SP.

Prosseguindo, em 1949, surgiu o Catuaí, que é o cruzamento do Mundo Novo com o Caturra. Sendo assim, tem como principal característica o porte baixo que facilita a colheita e a alta capacidade produtiva.

Fazenda Pessegueiro

Hoje, a Fazenda Pessegueiro possui uma coleção de variedades. Ela é composta por: Laurina (café de baixa cafeína); Kona (segunda maior cidade da ilha do Havaí); Geisha (Originário da floresta de Gesha, Etiópia); Kenya (Bebida exótica do Kenia, África); IBC12 (UVA); Paraíso; Palma; IPR 105; Arara (Sarchimor+Catuaí); Asa Branca (Sarchimor + Catuaí vermelho); Seriema (Espécie Racemosa resistente a bicho mineiro); SH3; Sabiá; Guará e Azulão.

Prêmio “The Hidden Treasure”

Antes de tudo, com muito orgulho, a Fazenda Pessegueiro é a única fazenda brasileira que recebeu o prêmio Award for Coffee Excellence, na categoria “The Hidden Treasure”. Aliás, o mesmo foi entregue pela SCAE – Associação Europeia de Cafés Especiais.

Veja também

Como conservar o café após aberto
16, abril 2020

Como conservar o café após aberto

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre como conservar o café após aberto. Portanto vamos ajudar você para que seu Café Fazenda Pessegueiro fique conservado por mais […]

Leia mais
Receita de Gingernut Coffee
25, junho 2021

Receita de Gingernut Coffee

Receita de Gingernut Coffee. Já está sentindo o cheirinho de café daí? Uma boa xícara da bebida faz parte do começo do dia de muita gente. […]

Leia mais
24, junho 2020

Fazenda Pessegueiro completa 150 anos

Hoje temos muitos motivos para comemorar, afinal, a Fazenda Pessegueiro completa 150 anos. Mesmo com o período delicado vivido em todo o mundo, pela pandemia, nós […]

Leia mais

Acompanhe nossas promoções e novidades. Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a saber!