
Receita de Brigadeiro de Café. Que o brigadeiro é amado pelos brasileiros, nós já sabemos. Mas antes de tudo, você sabe a origem desse doce delicioso?
Origem
De acordo com o Wikipedia, a origem do nome “brigadeiro” é ligada à campanha presidencial do Brigadeiro Eduardo Gomes. Então candidato da UDN. À Presidência da República em 1946.
Assim, Heloísa Nabuco de Oliveira, que pertencia a uma tradicional família carioca e que apoiava a candidatura do brigadeiro, criou um tipo de doce. Aliás, ligeiramente diferente da versão atual. Sendo feito com leite, ovos, manteiga, açúcar e chocolate. E o denominou com a patente do candidato preferido.
Dessa forma, a guloseima, feita de leite condensado, manteiga, açúcar e chocolate em pó, inicialmente foi feita como uma forma de arrecadar fundos para a campanha. Mas rapidamente ganhou popularidade. E se espalhou pelo resto do país junto da campanha do Brigadeiro.
Além disso, as festas dos correligionários e cabos eleitorais eram muito disputadas pela população. E estes logo começaram a chamar os amigos para irem comer o “docinho do brigadeiro”. E com o tempo, o nome “brigadeiro” se tornou tão associado ao doce. Que o mesmo passou a ser conhecido apenas como “brigadeiro”.
Porém, apesar do apoio recebido, Eduardo Gomes foi derrotado nas eleições. Pois a eleição foi vencida pelo então general Eurico Gaspar.
Receita
Então hoje nós apresentamos mais uma receita deliciosa: Brigadeiro de Café. Aliás, ela também foi criada pelo Chef Jorge Gentil. E claro, utilizando o Café Fazenda Pessegueiro.
Confira abaixo os ingredientes:
– 100 ml de leite
– 3 colheres de sopa de chocolate em pó, sendo 50% cacau
– 2 colheres de sopa de leite em pó
– 2 colheres de sopa de manteiga
– 1 lata de leite condensado
– 100g de chocolate
– 70ml de café, 1 Sachê Drip Coffee Café Fazenda Pessegueiro.
Preparo
Para acompanhar todos os detalhes, basta conferir o vídeo abaixo. Você não vai se arrepender!
Sobre nosso café
O Café Fazenda Pessegueiro está no mercado de Cafés Especiais desde 2003. Dessa forma, cultivado na Fazenda Pessegueiro, o café, da espécie arábica, é tratado com muito carinho desde o plantio. Aliás, através de sistema de trabalho artesanal. Onde o cuidado com as pessoas e com o meio ambiente é parte fundamental do processo.
Assim, o café é plantado, colhido, torrado artesanalmente e embalado dentro da própria fazenda. Dessa forma, proporcionando um produto de excelente qualidade para o consumidor.
Portanto, um café especial para todos!