Café Fazenda Pessegueiro

Azeite artesanal direto da Itália

30, novembro 2022
CATEGORIA:
Azeite artesanal direto da Itália

Temos uma novidade saborosa em nosso site! A partir de dezembro, além dos nossos cafés especiais, você encontra um azeite artesanal, vindo diretamente da região da Puglia, na Itália. Aliás, ele é produzido e assinado pelo renomado Chef Giuseppe Gerundino.

Tudo sobre o azeite

Antes de tudo, é um azeite único, produzido somente pela prensagem a frio de azeitonas orgânicas das oliveiras do próprio Giuseppe, na Puglia. A colheita é feita por ele, amigos e familiares.

Aliás, não é somente a baixa acidez que deve ser valorizada na degustação do azeite (neste caso a acidez é baixíssima, somente 0,1%). Em uma observação visual, se observa a limpidez (derivada da natural decantação do produto em tanques de aço por 2 meses) , densidade e cor marcante – dourado com tons de verde.

Além disso, também é possível observar o delicioso buquê de perfumes que emanam deste produto, que somente sendo aquecido com as mãos dentro de um pequeno copo, revela notas de tomate, alcachofras e amêndoas. Na degustação, ele proporciona uma sensação de consistência mais espessa, além das típicas notas de amargor e picância, próprias de um azeite extra virgem digno deste nome.

Então, estas características são indicadoras de qualidade de um azeite jovem e extremamente puro, marcando a maior incidência de polifenóis, antioxidante natural do azeite extra virgem e extremamente benéfico para o nosso organismo. Ou seja, quanto maior a sensação de amargor e picância, maior a presença de polifenóis no azeite. O que pode, inclusive, ser usado com fins terapêuticos, com ação antioxidante, antibacteriana, anti-inflamatória e antiviral. Assim, ajudando na prevenção de doenças, inclusive.

Conservação

Ainda mais, os polifenóis, por serem antioxidantes naturais, favorecem a durabilidade do azeite. Que se conservado em ambiente fresco (16-18ºC), dura mais de 2 anos. E com o passar dos meses, as notas de amargor e picância se atenuam bastante. Enquanto as características positivas do azeite são totalmente preservadas.

Sobretudo, o chef recomenda usar este azeite cru, na finalização dos pratos, sem aquecê-lo, a fim de preservar todas as suas incríveis características e benefícios.

E para a conservação, é importante transferir o azeite para uma garrafa de vidro opaca ou escura e manter em local fresco e escuro.  Afinal, ele é o resultado de muito trabalho, dedicação e principalmente da paixão do Chef Giuseppe Gerundino pelo seu trabalho.

Kits Especiais

Esse delicioso azeite está disponível em nosso site tanto separadamente quanto em Kits para Presente, junto de nossos cafés. Afinal, tem coisa melhor que presentear alguém com dois produtos extremamente artesanais e especiais? Aproveite, pois o estoque é limitado.

Kit de Azeite e Café Especial

Você sabia que o nosso café é torrado artesanalmente?

Sim, e esse é um dos segredos do nosso café ser tão especial. Mas como o café é torrado? Portanto, para ajudar a desvendar esse enigma, hoje estamos trazendo para você um pouco do processo da torra do nosso café. Vamos lá, então?

Antes de tudo, o torrador prepara as lenhas que vão para a fornalha do torrador. Aliás, elas são muito bem selecionadas pois não é qualquer uma que produz uma brasa boa. Afinal, precisamos atingir a temperatura ideal, com brasa, para não queimar o café.

Posteriormente, quando o torrador atinge a temperatura média, iniciamos as torradas com 30 kg de café por vez.

Seguindo, durante o tempo de estadia do café no torrador, há mensuração do ponto de torra a todo momento para manter sempre os padrões. Pois todo cuidado nessa parte é essencial. Afinal, o café, após resfriado, acaba alterando o ponto que estava quando quente, ficando um pouco mais claro. Por isso, o ponto retirado do torrador até ele se resfriar completamente é diferente.

Para conhecer mais detalhes da Fazenda Pessegueiro, clique aqui!

 

Veja também

28, julho 2021

Estamos no balcão da cafeteria da Casa Santa Luzia

Estamos no balcão da cafeteria da Casa Santa Luzia. Como acontece há muitos anos, estamos novamente no tradicional balcão da cafeteria da Casa Santa Luzia. Portanto, […]

Leia mais
Cafés especiais seguem crescendo no Brasil
19, junho 2023

Cafés especiais seguem crescendo no Brasil

Cafés especiais seguem crescendo no Brasil. O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. Aliás, o setor finalizou a safra de 2022, […]

Leia mais
5 benefícios do café especial para a saúde da mulher
21, março 2023

5 benefícios do café especial para a saúde da mulher

5 benefícios do café especial para a saúde da mulher. O café especial tem se tornado cada vez mais popular entre os amantes da bebida, e […]

Leia mais

Acompanhe nossas promoções e novidades. Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a saber!