Café Fazenda Pessegueiro

7 curiosidades sobre o café

24, fevereiro 2021
CATEGORIA:
7 curiosidades sobre o café

7 curiosidades sobre o café. Que o café é consumido nos quatro cantos do mundo, todo mundo sabe. E que ele é amado pela maioria, também é fato. Por isso, por trás dessa bebida especial, existem várias curiosidades. E abaixo vamos citar algumas delas.

Vamos lá então?

1- Primeiramente, o café é a segunda bebida mais consumida no mundo. E detalhe, ele fica atrás apenas da água, que também é utilizada para preparar o café.

2- Seguindo, é o segundo produto mais comercializado do mundo. O petróleo é o primeiro.

3- Antes de tudo, sua origem possui várias teorias. A mais conhecida é que foi descoberto em meados de 525, no interior da Etiópia. Assim, a primeira referência sobre seu uso comestível é datada de 575, nos manuscritos do Iêmen. Eles falam acerca da lenda de Kaldi. Nela, um pastor notara que suas ovelhas ficaram mais espertas depois que consumiram a estranha planta.

4- Em síntese, aproximadamente 25% do café consumido no mundo é proveniente do Brasil. Mas o bom é que atualmente os cafés especiais também podem ser consumidos pelos brasileiros.

5- No Brasil, o café chegou no século XVIII. Ele veio proveniente da ilha Martinica. E segundo relatos, o produto foi contrabandeado pelo português Francisco de Mello Palheta. O mesmo teria seduzido a esposa do governador da ilha com a intenção de conquistar o produto.

6- Além disso, desde quando surgiu, o café sempre esteve ligado a requinte, urbanização e intelectualidade.

7- Essa é polêmica. Alguns historiadores acreditam que o café atrasou a industrialização no Brasil. Porém, outros apontam que o dinheiro conquistado com o café foi fundamental para impulsionar a industrialização.

Bacana, né?

Região da Mogiana – Café Fazenda Pessegueiro

A Fazenda Pessegueiro é responsável pela produção do Café Fazenda Pessegueiro. Ela fica localizada em uma região privilegiada, em uma área com microclima favorável para o cultivo do grão arábica. Além disso, com produtividade alta e de ótima qualidade. Aliás, as principais características do café dessa região são: boa acidez, doçura média, corpo médio, notas de chocolate, castanha e nozes.

Veja também

Brasil se torna o maior consumidor de café mundial
19, dezembro 2019

Brasil se torna o maior consumidor de café mundial

Brasil se torna o maior consumidor de café mundial. Segundo matéria veiculada no último mês, no site da Revista Espresso, referência no setor, durante a Semana […]

Leia mais
Dia Internacional do Café 2019
01, outubro 2019

Dia Internacional do Café 2019

Dia Internacional do Café 2019. Você já deve ter ouvido falar que o Dia Internacional e Nacional do Café, respectivamente, acontecem em abril e maio. Porém, […]

Leia mais
Produção de Cafés Especiais
15, setembro 2021

Produção de Cafés Especiais

Produção de Cafés Especiais. A categoria especial é a mais alta classificação de qualidade de café. Você sabia? Por isso, um café, para ser especial, precisa: […]

Leia mais

Acompanhe nossas promoções e novidades. Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a saber!